INCC – o que você precisa saber

approach image

Você já ouviu falar sobre INCC, certo? Caso você ainda tenha dúvidas sobre o que é e como funciona, continue lendo este artigo.

Para começar, é importante ressaltar que assim como em todos os setores da economia, variações socioeconômicas impactam diretamente para a flutuação dos custos das atividades. Por isso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) criou o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Este indicador monitora e calcula mensalmente a variação dos preços da mão de obra, materiais e equipamentos necessários para se construir um empreendimento residencial no Brasil.

 

A cada mês, a FGV levanta dados sobre os preços de materiais de construção, salários e equipamentos usados nas obras em todo o país, usando como base sete cidades brasileiras).

Com os dados coletados, mede-se a variação de preços entre o mês anterior e o de referência, obtendo uma média ponderada que determina um novo índice. Este novo índice é divulgado pela fundação trazendo informações indispensáveis para todo o mercado.

Mas como isso afeta você, consumidor?

Muitos contratos do setor imobiliário estão indexados ao INCC, principalmente os de compra e venda na planta. Sendo assim, os valores a serem pagos podem sofrer alterações ao longo da construção, pois compreende-se que uma obra leva tempo para ser concluída e há o risco do seu custo ser muito menor no início do que no final.

O INCC entra neste cenário para a correção monetária, garantindo que o valor do seu imóvel em construção esteja sempre atualizado, protegendo construtoras e compradores de imprevistos.

Ainda tem dúvidas? Fale com conosco!