Comprar um imóvel é o sonho e o objetivo de muitas pessoas desde jovens. Mas nós sabemos que essa tarefa não é tão fácil assim e que quando a conquista é resultado do seu próprio esforço para economizar dinheiro sendo jovem, ela se torna ainda melhor.
Existem muitas vantagens no ato de repensar hábitos e economizar dinheiro desde cedo. Para começar, quanto mais cedo você economizar, mais juros o seu dinheiro irá render. Sem contar, é claro, que essa prática se tornará comum e se estenderá por toda a vida.
Acredite que seu sonho do próprio apê pode sair do papel se você seguir algumas dicas bem simples. Então, vamos aprender?
Investir em um imóvel é um dos passos mais importantes que alguém pode tomar. Se você ainda é jovem, é provável que não tenha tanta noção do mercado imobiliário, mas posso te garantir que ele requer bastante planejamento.
É por isso que, em primeiro lugar, você deve avaliar o quanto é possível economizar dinheiro sendo jovem. E quanto a isso, eu tenho uma boa notícia!
Se você ainda mora com seus pais e não precisa pagar as contas da casa, aproveite! Com certeza, isso vai te poupar uma boa graninha.
Mas caso você já more sozinho, tente economizar na energia e na conta de água, por exemplo. Passe menos tempo no banho e não deixe a luz acesa se não há ninguém naquele cômodo da casa. Crie uma planilha eletrônica simples, no Excel mesmo, e anote as despesas. Em pouco tempo, você verá o quanto economizou!
Ao contrário do que você pode estar pensando, não estou dizendo para deixar de sair e nem deixar de viajar para conseguir comprar seu imóvel. Muito pelo contrário! Você deve, sim, se divertir, mas tudo pode ser ajustável.
Seja flexível e faça uma avaliação minuciosa do quanto você gasta com lazer. Que tal reduzir as baladas para uma vez por mês ao invés de todo final de semana? E o cinema, será que você não pode levar um salgadinho de casa ao invés de pagar pelos combos de pipoca e refri? Reduza também os pedidos de fast food e as compras que você faz por impulso. Assim, em pouco tempo você verá grandes lucros!
Ah, o cartão de crédito! Você que é jovem adora, não é mesmo? Mas você já parou pra pensar que ele é seu maior inimigo na hora de economizar dinheiros sendo jovem? Mesmo não tendo a quantia necessária de dinheiro para pagar na hora, você cria uma falsa ilusão que pode comprar tudo porque a fatura só vai vir daqui uns dias e o restante está parcelado.
Então, vou te dizer uma coisa: deixe para assumir novas dívidas quando não estiver comprometido com mais nenhuma. Quite todas suas parcelas em aberto primeiro e só depois compre novas coisas.
Não tenha dúvida que o dinheiro vivo, em mãos, é a melhor maneira de controlar suas despesas. Dói mais no bolso quando você vê o dinheiro indo embora, né? Assim, vai ficar muito mais fácil estabelecer um valor máximo de gastos para a semana.
Se você já tem idade para trabalhar, e desde que isso não atrapalhe seus estudos, procure um serviço freelancer ou de carteira assinada. Mas caso ainda não tenha, não se desespere! A saída está em procurar pequenos serviços para quebrar o galho de amigos que precisem.
Uma ótima sugestão é oferecer para cuidar dos animais de estimação ou levá-los pra passear em troco de uma graninha.
Até na sua casa mesmo você pode ganhar um troquinho. Negocie com seus pais, primeiro, para ver se eles topam. Você realiza uma série de tarefas domésticas em troco de uma mesada mensal, que tal?
Eu te dei, acima, opções mais lights caso ainda não possa ter um trabalho formal. Mas caso você possa, coloque a mão na massa e faça um currículo para procurar vagas.
Na internet, você encontra várias oportunidades. Mas ande também pela rua e veja as placas dos estabelecimentos que ofertam serviços.
Outra opção bem bacana é procurar vagas nos programas de Jovem Aprendiz. As empresas participantes podem contratar jovens de 14 a 24 anos para realizar tarefas administrativas. Algumas das intermediadoras que você pode procurar são a AAMAI ou o SENAI de sua cidade.
Desde que seus artigos usados estejam em bom estado de conservação, eles podem te render ganhos.
Algumas lojas, como sebos e brechós, comprar esses itens para revender. Portanto, procure-os e venda seus DVDs antigos, aquele jogo de videogame que você não usa mais e também peças de roupa que não te servem.
E, finalmente, uma dica muito importante. Se você já conseguiu um valor mensal para economizar, é primordial que defina onde aplicar esse dinheiro.
Caso você ainda não esteja familiarizado com o mercado financeiro e seus termos técnicos, opte pela segurança de uma poupança. Os juros são menores, mas você não corre o risco de errar.
Algumas outras opções são o CDB (Certificado de Depósito Bancário), emprestar dinheiro para o Tesouro Direto ou, até mesmo, fundos de investimento.
Parabéns! Se você chegou até aqui é porque está mesmo determinado a economizar dinheiro sendo jovem para comprar seu apê.
E agora você percebeu que economizar dinheiro não é tão complicado quanto imaginava. As sete dicas de economia que eu te dei vão te ajudar muito e sem enrolação.
Com disciplina e dedicação, tenho certeza que você consegue. E quando essa hora chegar, a Construtora LBraga estará aqui para te auxiliar com a melhor decisão do imóvel.
Estamos te esperando!
O post 7 Passos para Economizar Dinheiro Sendo Jovem (Dicas para comprar seu Imóvel) apareceu primeiro em LBRAGA.